Análise Setorial: Siderurgia e Mineração | Dezembro 2024

Análise Setorial: Siderurgia e Mineração | Dezembro 2024

De maneira geral, as ações do setor tiveram performance negativa em novembro, refletindo a expectativa de um cenário menos favorável para o setor, bem como a entrega de resultados fracos no 3T24, como é o caso de CMIN3. O destaque positivo foram as ações da Gerdau, cujas perspectivas de curto e médio prazo seguem positivas. 

Mineração

Na China, o PMI Industrial permaneceu ligeiramente acima da linha de 50 pontos, que indica expectativa de expansão da atividade. A produção e do consumo de aço voltaram a se elevar, e as exportações continuaram avançando. Com relação ao minério, as importações ficaram estáveis, enquanto os estoques tiveram leve redução. Os preços de minério de ferro oscilaram em torno dos US$ 100/t durante a maior parte do mês de novembro e têm se sustentado acima deste patamar no início de dezembro.

No Brasil, as exportações de minério voltaram a se elevar, refletindo a recuperação dos preços médios, que compensou a redução no volume dos embarques.

Siderurgia

Em novembro, os preços internacionais de aço continuaram arrefecendo. No Brasil, os preços ao produtor do setor de metalurgia continuou avançando, acompanhando os preços dos metais, enquanto a confiança do empresário do setor perdeu força, pressionada pela piora nas expectativas sobre a economia.

Dados mais recentes da indústria siderúrgica mostram um movimento de recuperação da produção de aço bruto, das vendas internas, do consumo aparente e das exportações brasileiras na comparação mensal. Já as importações tiveram queda em relação ao patamar recorde do mês anterior, mas continuaram elevadas.

Fonte: InvesTalk; relatório BB 
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 09/12/2024